Etiquetas

,

Miguel Viegas e Carlos Alves com produtores de mirtilos

Miguel Viegas, deputado do PCP no Parlamento Europeu, esteve nos concelhos de Ovar e Estarreja em contactos com produtores biológicos de mirtilo. A produção biológica tem vindo a afirmar-se de forma crescente na Europa e em Portugal como um modelo alternativo de produção mais sustentável e com mais qualidade e segurança para os consumidores.

Contudo, os produtores portugueses e em particular os produtores da região confrontam-se com dificuldades de várias ordem que decorrem muitas vezes com desconhecimento ou má legislação à realidade específica do produto ou da região. De acordo com os produtores, é necessário mais divulgação e uma melhor e mais dirigida fiscalização por forma a aumentar a confiança dos consumidores relativamente à este mercado emergente. Neste sentido, é muito importante que o Plano de Desenvolvimento Rural apoie mais a produção biológica tendo em conta os elevados custos de produção, mas também os serviços prestador por este setor na preservação do meio ambiente e da biodiversidade. A contaminação por culturas convencionais, a disponibilização de produtos que ainda não estão homologados em Portugal e as tentativas de introduzir OGM neste setor, desvirtuando completamente o conceito, foram temas igualmente abordados.

Num momento em que está em discussão a revisão do regulamento da UE de 2007 sobre produção biológica, todos estes contributos serão seguramente de grande utilidade na intervenção institucional dos deputados do PCP no Parlamento Europeu. Todavia, e conforme afirmou Miguel Viegas, não é necessário esperar pela UE para resolver parte dos problemas que afectam neste momento os produtores biológicos de mirtilo. No quadro do PDR, é necessário dar resposta para a falta de pagamento das ajudas, parte das quais secaram desde 2015. Neste sentido, o PCP, seja a nível local, regional, nacional ou da UE, irá acompanhar estas questão, procurando defender a produção nacional.

O Gabinete de Imprensa da DORAV do PCP

Advertisements