Este slideshow necessita de JavaScript.

Miguel Viegas, deputado do PCP no Parlamento Europeu, esteve hoje em Arouca a participar num debate na Escola Secundaria local. Este debate insere-se numa semana temática promovida pelo Agrupamento de Escolas de Arouca intitulada “Semana da Europa”, que pretende promover o debate e aprofundar o conhecimento dos jovens sobre a União Europeia.

Num debate animado, com cerca de uma centena de alunos, foram colocadas diversas questões ao deputado do PCP em temas tão diversos como o euro, os refugiados, o alargamento ou as políticas de juventude na UE. Pela parte de Miguel Viegas, a crise da UE é hoje indisfarçável, constituindo o BREXIT um dos seus sinais mais evidentes. Neste sentido, a leitura do livro Branco da Comissão Europeia, com os seus cinco cenários alternativos constitui uma leitura obrigatória que ajuda a perceber o impasse hoje vivido na UE e a formular uma opinião reflectida e crítica dos jovens portugueses sobre o futuro da Europa.

Como ficou claro no debate, o PCP não é contra a Europa e muito menos é “anti-europeu”. O que o PCP contesta é o actual modelo de integração económica da UE que deixou há muito de estar ao serviço das pessoas. Os deputados do PCP na Parlamento Europeu batem-se por uma outra Europa que respeite e valorize a diversidade social económica e cultural da Europa e não seja um directório de potências do centro a mandar nos países mais pobres e periféricos.

Aveiro, 9 de Maio de 2017
O Gabinete de Imprensa da DORAV do PCP

Anúncios